quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Torino - Parte II

            E aí pessoal, tudo bom?
         No post de hoje eu vou falar um pouco mais sobre a cidade de Turim. Se você leu o meu primeiro post sobre Torino já sabe quais são as principais formas de se chegar a cidade, bem como algumas de suas atrações. Então agora vou partir direto para outros pontos turísticos interessantes.
         Localizado próximo a Via Roma e a Piazza San Carlo, o Museu de Antiguidades Egípcias de Turim é uma grande atração. Considerado o segundo melhor Museu Egípcio do mundo, atrás apenas do Museu Egípcio do Cairo, ele possui cerca de 6.500 obras expostas, desde antigos utensílios egípcios até múmias, passando por esculturas de todos os tamanhos. Pra quem se interessa por museu realmente vale a pena visitá-lo, tendo em vista que o acervo é grande e de alta singularidade e o percurso bem interessante. Na saída do museu você ainda pode passar na lojinha pra comprar uma lembrancinhas. Mais informações, inclusive sobre preços e horários, você encontra no site do museu.

Artefato em exposição no Museu Egípcio de Turim

Relíquia do Museu Egípcio de Turim


         A próxima "atração" da qual quero comentar é, na verdade, um percurso saindo da Piazza Castello até o Monte dei Cappuccini que te permitirá ver alguns pontos turísticos interessantes. Saindo da Piazza Castello você poderá seguir pela Via Pó, que fica de frente para a parte traseira do Palácio Madama. Pra quem vai a Torino é indispensável conhecer essa rua cheia de cafés, restaurantes e algumas lojas de souvenirs. Com suas calçadas com coberturas, você poderá apreciar a região mesmo se estiver chovendo ou nevando. Seguindo pela Via Pó você passará bem perto da Mole Antonelliana, construção símbolo da cidade sobre a qual eu já comentei no primeiro post sobre Turim. Chegando ao final da via, ela irá se abrir em ambos os lados em uma grande praça: a Piazza Vittorio Veneto.

Piazza Vittorio Veneto

         Tal praça é repleta de barzinhos e é considerada um point noturno da cidade para os jovens. Ao final da praça você verá o famoso Rio Pó, maior rio da Itália, importantíssimo para a capital piemontese. Cruzando o rio você estará de frente para uma bela igreja circular com fachada clássica que se chama Chiesa della Gran Madre de Dio. Trata-se de uma das igrejas mais importantes de Torino e é bem legal visitá-la tanto por dentro quanto por fora.

Chiesa della Gran Madre de Dio

         Olhando a igreja de frente, siga pela sua direita e logo você verá um caminho inclinado. Suba esse caminho e você chegará ao Monte dei Cappuccini, uma pequena colina que se ergue próxima as margens do Rio Pó. Lá em cima você verá uma pequena igreja, a Chiesa di Santa Maria al Monte, e o Museu da Montanha, que reúne informações relacionadas ao alpinismo. Mais informações você encontra no site do museu. Particularmente nem o Museu da Montanha nem a Chiesa di Santa Maria al Monte me impressionaram muito. Mas ainda assim eu recomendo visitar o Monte dei Cappuccini por um motivo simples: a vista! De lá você poderá observar Turim de um ótimo ângulo, com excepcional vista para o Rio Pó e a Mole Antonelliana, sem ter que sair da cidade ou usar algum meio de transporte caro. Confiem em mim: a vista vale a visita.

Torino vista do Monte dei Cappuccini, com destaque para a Mole
Compras
         Torino possui dois principais shopping centers e hoje vou falar sobre um deles: o 8Gallery. Localizado numa região (um distrito, digamos) chamado Lingotto, o 8Gallery está situado na construção de uma antiga fábrica da Fiat. Nele você encontrará lojas como Zara, Ferrari, Kappa e também uma praça de alimentação com algumas opções interessantes. Embora o 8Gallery não esteja bem localizado no que diz respeito a atrações turísticas principais, ele tem uma grande vantagem quanto a isso: está bem do lado de uma estação de metrô. Assim, se você estiver próximo a piazza castelo poderá rapidamente caminhar até a estação mais próxima (na Porta Nuova) e pegar um metrô até o shopping 8Gallery (Estação Lingotto).
         Outra vantagem de ir até esse shopping que é bem ao lado dele você verá uma loja Eataly. Pra quem não conhece, a Eataly é uma cadeia de lojas de produtos alimentícios italianos de alta qualidade presente no mundo inteiro. Lá você encontra absolutamente tudo que for alimentício de origem italiana. Além disso as lojas dispõem de restaurantes (de comida italiana, claro), o que torna a visita ainda mais saborosa.
         Da última vez que visitei a Eataly de Torino experimentei a pizza marguerita de lá e foi simplesmente delicioso. Nessa ocasião vi uma frase, escrita em um dos porta-talheres do restaurante, que me chamou muito a atenção e que eu levo para a vida:

"A vida é muito curta pra comer e beber mal"        
         Por hoje é isso pessoal. Espero que tenham gostado do post e que estejam aproveitando as dicas! Curtam nossa página no facebook para não perder nenhuma postagem. Até semana que vem! Abraços

0 comentários:

Postar um comentário